Banca de DEFESA: CLEITON DO NASCIMENTO HENRIQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEITON DO NASCIMENTO HENRIQUE
DATA : 02/09/2023
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT/SINOP
TÍTULO:

USO DO SOFTWARE SCRATCH E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em quadrinhos. Software Scratch. Integração de Tecnologias.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Este trabalho centrou-se na implementação da metodologia de ensino "histórias em quadrinhos" e do software Scratch para criar histórias em quadrinhos digitais, em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública. Inicialmente, a intenção era fortalecer conceitos matemáticos por meio dessa aplicação. Entretanto, muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias. Embora o projeto não tenha alcançado totalmente o objetivo inicial de aprimorar a compreensão dos alunos de conceitos matemáticos, visto que muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias, ele gerou diversos benefícios. Proporcionou um estímulo à criatividade dos alunos e ao desenvolvimento de habilidades de narrativa, design e pensamento crítico. Permitiu aos alunos expressar sentimentos, em particular em relação à ansiedade das provas, sugerindo o potencial da metodologia para promover o bem-estar na sala de aula. Isso me levou, enquanto educador, a repensar minha prática docente e perceber a importância de não focar exclusivamente na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas também adotar uma perspectiva mais humanista em sala de aula. Esta aplicação também encorajou a aprendizagem baseada em projetos, o que aumentou o envolvimento e a motivação dos alunos. A experiência ensinou ao docente uma oportunidade para refletir sobre suas práticas de ensino e encontrar novas maneiras de alcançar objetivos pedagógicos, incluindo ajustar o foco da matemática de acordo com os interesses dos alunos. Além disso, ao usar o Scratch, os alunos desenvolveram habilidades digitais e competências do século XXI. Em resumo, esta dissertação destaca a importância dos métodos de ensino inovadores e sugere que outras experiências do tipo podem ser úteis para educadores que buscam métodos de ensino alternativos. A pesquisa também abre caminho para uma maior integração da tecnologia e da saúde mental no currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 85468009 - ROGERIO DOS REIS GONCALVES
Interno - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interno - 105465011 - DONIZETE RITTER
Externo ao Programa - 200309006 - POLYANNA POSSANI DA COSTA PETRY
Externo ao Programa - 114992016 - THIELIDE VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 10:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1