UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Linguagem de Programação Logo; SuperLogo; Geometria; Sólidos de Platão.
Considerando que há uma crescente busca por parte de pesquisadores e professores por técnicas que tentam materializar e resignificar o processo ensino e aprendizagem de Matemática, a presente pesquisa, discorreu sobre uma proposta metodológica para o ensino de Geometria Espacial com a utilização do software SuperLogo para alunos do Ensino Fundamental. Este trabalho teve como objetivo geral, criar e apresentar uma proposta de ensino da Geometria Espacial, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Para que fosse possível atingir tal objetivo, a pesquisa foi desdobrada em outros objetivos. No entanto, mais específicos, como: Efetuar uma pesquisa bibliográfica ampla, que abarcasse o rol de conhecimentos relacionados ao tema da pesquisa, também realizar um estudo mais aprofundado da linguagem Logo, tais como comandos e instruções; coube ainda, estudar os conceitos e propriedades associadas à Geometria Plana, associadas ao tema; e também, estudar os conteúdos relacionados aos Sólidos de Platão e suas respectivas construções; propôs-se então construir uma proposta metodológica de caráter didático, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Portanto, para responder à inquietação que levou à pesquisa, se utilizou a metodologia empírica qualitativa, através da construção de uma proposta metodológica de caráter didático para o ensino de Geometria Espacial. Também buscou-se realizar consultas em bibliografias em publicações e material didático sobre o tema; e, contudo, usou-se do método descritivo para demonstrar a referida proposta. Os principais resultados dão conta de que, a pesquisa estabelece uma proposta pedagógica de um conjunto de atividades que resultaram numa considerável proposta didática de ensino da Matemática, na qual cada conjunto de atividades leva a um Sólido de Platão e tem por base as especificações geométricas de poliedros e aos conhecimentos relacionados a Linguagem de Programação Logo.