PLACAS FOTOVOLTAICAS - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Aprendizagem Baseada em Projetos, Modelagem Matemática, Significativa.
Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para aprendizagem de Matemática, através do tema gerador de placas fotovoltaicas. Discutiremos brevemente sobre a importância do uso das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e a Modelagem Matemática, as quais trazem benefícios significativos para a educação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual, ao mesmo tempo em que tornam a aprendizagem de matemática mais envolvente e significativa. Foi realizado um trabalho de modelagem matemática com tema central relacionado com placas fotovoltaicas com o objetivo de modelar o ângulo de inclinação de instalação das placas, para a maximização do fluxo de energia luminosa e assim ter maior produção de energia. Baseado no modelo desenvolvido, são propostas sequências didáticas e atividades para serem utilizadas em séries do Ensino Fundamental e Médio. Neste sentido, este trabalho propõe, através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e da Modelagem Matemática, que o estudante utilize a Matemática de forma concreta e satisfatória, possibilitando análises, discussões construções de conceitos e formulações de ideias através da resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para uma aprendizagem significativa.