Estudos de Primalidade na Educação BásicaE: Elaboração de Sequência Didática com a utilização de Linha do Tempo
Primalidade; Linha do tempo; Sequência Didática; Educação Básica
A investigação acerca das propriedades dos números primos retrata elementos que foram motivo de dedicação e esforço de vários matemáticos, em diferentes partes do mundo e tempos. O estudo da Primalidade compõe fragmentos de estudos que implicam em diversas aplicações no campo do conhecimento matemático. E sendo assim, em se tratando de um conhecimento que foi construído gradativamente, apresenta uma dimensão espacial e temporal. A proposta que se traz aqui é apresentar os principais conceitos da Primalidade adaptados a Educação Básica com o recurso de uma linha do tempo, que retrata a trajetória conceitual e histórica dos números primos, desde Euclides (300 a. C), em sua obra “Os Elementos”, passando pelo Crivo de Eratóstenes (230 a.C), equações e resultados apresentados por Fermat, Mersenne e Euler (Séc. XVII - XVIII), possíveis padrões de frequência, Gauss (Séc. XIX), hipótese de Riemann (1959), os zeros da função zeta, Hardy e Ramanujan (1914-1919), as máquinas e Alan Turing (1940-1950), o sistema de criptografia RSA (1970-1980) e pôr fim ao final do século XX, os conceitos de física quântica, caos e números primos. Neste sentido, propomos a construção de uma sequência didática, alicerçada em Zabala (1998).De posse dessa cronologia, utilizaremos os resultados aritméticos apresentados em cada fase, baseado em seu marco histórico, entendendo quando e como foram pensados e fazendo a transposição didática para uma linguagem voltada para educação básica, dando significado a aprendizagem e uma abordagem diferenciada dos livros didáticos vigentes. Teremos como suporte o material com base no Programa de Iniciação Científica Junior da OBMEP – PIC, O Fascínio dos Números Primos de Jucimar Peruzzo em paralelo com o livro de Aritmética da coleção PROFMAT de Abramo Hefez, 2016, que serão norteadores da aprendizagem matemática e servirão de referência na construção da sequência didática proposta.