UMA PROPOSTA DIDÁTICA ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS COM O USO DO TEOREMA DE PICK
Figuras Planas Irregulares; Interdisciplinaridade; Socioambiental; Proposta Didática.
Este trabalho descreve uma proposta didática para o estudo de conceitos geométricos de áreas de figuras planas irregulares buscando envolver questões socioambientais que cercam a região em que o aluno está inserido. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a qual subsidiou a construção de um percurso didático que possibilite atingir um desenvolvimento de aprendizagem com mais significado. Desta maneira procuramos contribuir na forma de minimizar possíveis lacunas que existem no processo de ensino e aprendizagem de geometria, especialmente em área de figuras planas. Em seu desenvolvimento, propõe-se, pesquisas e análises de imagens de áreas de nosso território nacional, determinando essas áreas por meio do Teorema de Pick e assim, comparando os resultados com os registros legais disponíveis. Portanto, este trabalho busca apresentar contribuições na abordagem dos conceitos que abrangem o referido tema e proporcionando um olhar de sensibilização aos problemas ocasionados nos últimos tempos ao nosso meio ambiente e sobre algumas regiões. Acreditamos que essa proposta pode proporcionar aos discentes, que não apenas memorizem conceitos e os usem de forma mecânica, mas que desenvolvam competências e habilidades necessárias à sua independência socioambiental e intelectual.