Um Modelo Matemático Discreto do Tipo SIR Aplicado à COVID-10 e o Uso da Modelagem Matemática para Conteúdos do Ensino Médio
Modelagem Matemática, Base Nacional Comum Curricular, Simulações Numéricas, COVID-19, Modelo Matemático Discreto.
Neste trabalho apresentamos um modelo matemático discreto do tipo SIR, sendo este aplicado a dados realísticos que apresentam o avanço da doença COVID-19, fazendo-se uso de métodos matemáticos e simulações numéricas para obtenção de resultados quanto às medidas de prevenção para a redução de contágio levando-se em conta o distanciamento social e o uso de máscaras faciais. A partir do estudo do modelo, bem como das ferramentas utilizadas, são sugeridas atividades com etapas pedagógicas fazendo-se uso da Modelagem Matemática como ferramenta alinhada à Base Nacional Comum Curricular visando o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes no currículo do Ensino Médio, cujo objetivo, consiste em contextualizar os conteúdos matemáticos ao problema da pandemia ocasionada pela COVID-19 proporcionando aos estudantes do Ensino Médio uma compreensão aprimorada.