MATEMÁTICA FINANCEIRA VERSUS EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Educação Financeira, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Orçamento doméstico.
Esta pesquisa tem como foco a Educação Financeira nas Escolas e busca explorar os conceitos de matemática financeira e educação financeira, no intuito de trabalha-los juntos através de sequências didática e apresentando alguns modelos de orçamento doméstico, tema este que já ouvimos falar, mas que talvez não saibamos o que realmente é, ou até mesmo nunca fizemos um. Nosso estudo tem como principal objetivo investigar quais os conhecimentos um grupo de alunos do ensino médio, de uma escola particular, do município de Sinop-MT, tem sobre Educação Financeira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, os traz em suas competências e habilidades no ensino fundamental e médio, dessa forma, nosso trabalho será uma pesquisa qualitativa, onde trabalharemos sequências didáticas, envolvendo resolução de problemas e modelagem matemática, para assim discutirmos os conceitos de matemática financeira e educação financeira. Utilizamos como guia para as atividades os livros de educação financeira na escola, aprovados pelo MEC e disponibilizados na plataforma da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), algumas atividades foram adaptadas de acordo com o conteúdo proposto. Buscamos discutir a importância da educação financeira na escola, e os conteúdos de matemática financeira, já abordados pelo professor, como Porcentagem, Juros Simples e Compostos, na sequência, mediante situações problemas e modelos sugeridos pelo professor, abordamos assuntos sobre tomadas de decisão, organização, simulação de um orçamento, assuntos relevantes para poder melhorar o gerenciamento das finanças pessoais, buscando desenvolver um consumo consciente.