UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
Laboratório de Aprendizagem. Geometria. GCompris. Ensino. Jogos Educacionais.
A presente dissertação aborda a utilização do Software Educacional GCompris como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, com foco nas suas contribuições para o estudo de geometria. A pesquisa, desenvolvida numa escola da rede estadual situada no município de Sinop/MT, teve como objetivo geral investigar como o uso do Software Educacional GCompris pode contribuir com o ensino de matemática, com foco no estudo de geometria, por meio de uma intervenção pedagógica, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que frequentam o Laboratório de Aprendizagem. Para a realização deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, com aproximação a um estudo de caso, organizada em diferentes etapas. A primeira consistiu num pré-teste, estruturado na forma de uma sequência didática, constituída de atividades de geometria plana e espacial. Na sequência, foram aplicadas atividades com o suporte do GCompris, para responder às questões. Por fim, aplicouse o pós-teste, com as mesmas questões do pré-teste. Para finalizar, foi organizado um grupo focal com os estudantes, para analisar, sob o ponto de vista deles, as contribuições do Software GCompris no ensino de geometria. Para a geração de dados, foram utilizadas atividades impressas, fotografias e grupo focal. A intervenção pedagógica foi desenvolvida em onze encontros. Os alunos participaram de forma ativa das atividades propostas. Foi possível perceber que as práticas desenvolvidas podem contribuir para melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos, com foco no estudo de geometria, os quais foram abordados neste trabalho. Ressalta-se, ainda, que, após a aplicação do Software, os estudantes demonstraram maior interesse pelos conteúdos trabalhados no Laboratório de Aprendizagem e apresentaram resultados favoráveis, a partir do uso desse Software.