DERIVADA NO ENSINO MÉDIO – UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA MODELAGEM MATEMÁTICA
Cálculo Diferencial, Modelagem, Taxa de variação, Otimização, Ensino Médio.
Pretendemos, com essa pesquisa, elaborar um material de apoio para professores de Matemática do Ensino Médio utilizarem alguns conceitos do Cálculo Diferencial em sala de aula. Tal atitude por parte do docente propicia ao aluno uma experiência inovadora, através da qual será estimulado a pensar matematicamente sobre situações reais e práticas. Mostraremos como o Cálculo pode auxiliar na resolução de problemas no Ensino Médio, e de que modo professores podem trabalhar Modelagem Matemática com seus alunos. Vamos apresentar os conceitos e caracterizações das derivadas, e aplicaremos tais definições em situações-problema que envolvam Matemática, Física, Economia e Agronegócio. Os conceitos abordados nesta pesquisa visam preparar o professor a trabalha-los em sala de aula, logo, possuem rigor e formalidade equivalentes ao estudo acadêmico. Já nas propostas de didáticas, onde o professor aplicará esses conceitos em sala de aula, eles serão trabalhados de maneira mais intuitiva e menos rigorosa, adequado a estudantes do Ensino Médio.