Modelagem matemática da coleta da água do condicionador de ar: Uma proposta para o ensino de unidades de medidas
Modelagem Matemática. Unidades de Medidas. Coleta da Água do Ar Condicionado. Aprendizagem Significativa
É apresentada uma aplicação de modelagem matemática educacional a uma turma de estudantes do Ensino Médio como forma de intervenção com o objetivo de verificar a melhora no entendimento de unidades e conversões de medidas. Procurou-se compreender se a modelagem matemática da coleta de água do condicionador de ar pode ser utilizada de forma ativa e significativa para abordar as questões de aprendizagem de transformações de unidades de medidas. Sendo uma pesquisa qualitativa, este trabalho teve os encontros com os estudantes de forma virtual e contou com o protagonismo para que desenvolvessem a experimentação em suas casas. Por meio desta atividade, os alunos puderam trabalhar em um projeto que tratou de situações socioambientais e fizeram a construção de um modelo matemático para calcular a quantidade de água que os aparelhos de ar condicionado de suas residências e da escola são capazes de produzir por dia. Após a construção do modelo, puderam determinar o tamanho do reservatório necessário, trabalhando também com o consumo diário de água na escola, possibilitando a construção de um conhecimento adquirido por descoberta. A análise do resultado do desenvolvimento da pesquisa foi obtido por meio da aplicação de pré-teste e, após a aplicação da experimentação e da modelagem matemática, um pós-teste via formulário online. A média de acertos no pré-teste foi de 2,57 pontos quando a média no pós-teste foi de 8,29 pontos de 10 possíveis. A metodologia utilizada apresentou resultados positivos quando comparado os resultados do pré-teste com o pós-teste, sugerindo que houve uma melhoria no entendimento do conteúdo de unidades de medidas pelos estudantes, atores da ação