APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DO ROMANCE
ALVA LEBRE LOBO AVERMELHADO: ESTA HISTÓRIA É FALSA –
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM LÍNGUA PORTUGUESA
Logaritmo, Aprendizagem baseada em projetos (ABP), proposta interdisciplinar.
Este trabalho enfatiza as contribuições do livro Alva lebre lobo avermelhado: esta história é falsa, de Tom Pollock, na abordagem de conteúdos matemáticos, através de um projeto interdisciplinar entre Matemática e Língua Portuguesa, realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Portinari de Tapurah-MT. A proposta é trabalhar a revisão e a aprendizagem de logaritmos a partir de atividades e resolução de problemas inspirados no romance matemático, com uma sequência didática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), desmistificando a ideia da disciplina de Matemática como sendo cercada de cálculos e fórmulas, sem mais nada a oferecer ao aluno. As estratégias utilizadas para escrever este trabalho foram a pesquisa qualitativa com estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Espera-se que este trabalho contribua para as aulas de Matemática na busca de novos materiais e estratégias que instiguem a curiosidade, o espírito exploratório e o gosto pela leitura dos nossos alunos.