CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cartografia escolar; Ensino de matemática; Interdisciplinaridade.
Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Alta Floresta–MT. O objetivo da pesquisa foi utilizar elementos da Cartografia como linguagem integradora entre os saberes da Matemática, Geografia e História, a fim de oportunizar o desenvolvimento de habilidades matemáticas associadas à escala, proporção, coordenadas, área e medidas no contexto do espaço vivido pelos estudantes. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, com elaboração, aplicação e validação de uma cartilha didática composta por atividades práticas e contextualizadas. Dessa forma, as ações pedagógicas incluíram a construção de plantas baixas, maquetes em escala, navegação por coordenadas geográficas com GPS, estimativa de áreas em fotocartas e gincanas com pares ordenados no plano cartesiano, apoiadas por recursos digitais como Google Earth e dispositivos móveis. Desse modo, os resultados demonstraram significativo engajamento dos alunos, melhoria na compreensão dos conceitos matemáticos e fortalecimento do protagonismo discente, além da valorização do território escolar como cenário de aprendizagem. Assim, a cartilha foi validada positivamente por professores participantes, que destacaram sua aplicabilidade e potencial inovador. Conclui-se que a integração entre Cartografia e Matemática, mediada por tecnologias digitais e estratégias ativas, contribui para uma aprendizagem mais significativa, interdisciplinar e situada. Logo, o estudo reafirma a importância de práticas pedagógicas que conectem o conhecimento escolar à realidade local e ao desenvolvimento de competências do século XXI.