CONSTRUÇÃO DE TEODOLITO CASEIRO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS
Ensino de Matemática; Ensino Médio; Teodolito Artesanal; Trigonometria.
A trigonometria se apresenta na ciência Matemática como sendo o estudo das relações entre as medidas dos ângulos e dos lados dos triângulos. Ao estabelecer relações com a geometria e a álgebra, seus conceitos e aplicações se constituem em grande relevância em áreas como engenharia, topografia e arquitetura. Considerando o processo de ensino e aprendizagem da matemática, em específico ao que se refere a conceitos e conteúdos trigonométricos, percebe-se que alguns recursos didáticos podem proporcionar formas alternativas para se compreender estes objetos matemáticos de modo mais atrativo, criativo e interdisciplinar. A pesquisa propôs investigar como a construção e utilização de um teodolito artesanal pode contribuir para com a aprendizagem das razões trigonométricas de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Alta Floresta - MT. Assim, a investigação relata práticas experimentais com o uso do teodolito artesanal, a partir do currículo de Matemática com abordagem metodológica de estudo de caso. A pesquisa de campo utilizou-se de instrumentos de coleta de dados que envolveram a aplicação de questionários, testes diagnósticos, observações sistemáticas e atividades práticas em campo. Com os resultados obtidos e por meio da intervenção pedagógica, observou-se maior motivação, engajamento e apropriação crítica do conteúdo matemático. Contudo, indica-se que o uso do teodolito artesanal, quanto aliado à cultura maker e ao trabalho colaborativo, oportuniza uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. Com isso, conclui-se que a proposta é eficiente, acessível e replicável, representando uma alternativa didática potente para o ensino da trigonometria em contextos escolares diversos.