AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SEGUNDA FASE DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNEMAT DO MUNICÍPIO DE TAPURAH (2022-2024)
Olimpíada de Matemática; Avaliação Educacional; Questões Objetivas e Dissertativas; Educação Básica; Produto Educacional.
Esta dissertação tem como foco a análise do desempenho dos estudantes na segunda fase da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do município de Tapurah (OMU/Tapurah), realizada entre os anos de 2022 e 2024. O estudo envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, organizados em quatro níveis, Considerando os percentuais de acertos por tipo de questão (objetiva e dissertativa) e por edição da prova. A Partir dessa análise, buscou-se responder à seguinte questão: quais padrões e variações de desempenho podem ser observados nas diferentes edições e níveis da OMU/Tapurah? Apesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e documental, utilizando dados oficiais da olimpíada e técnicas estatísticas descritivas para identificar tendências e realizar comparações entre os anos e os tipos de questões. Os resultados indicam variações significativas entre os níveis de ensino e entre os anos analisados, com desempenho geralmente superior nas questões objetivas. Tais achados evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam a argumentação escrita e o raciocínio matemático em questões dissertativas. Como produto Educacional, foi elaborado um e-book com a resolução das 96 questões da segunda fase da OMU/Tapurah (2022–2024), destinado a apoiar estudantes e professores no aprofundamento de conceitos e habilidades matemáticas. Este trabalho contribui para o reconhecimento das olimpíadas escolares como instrumentos de diagnóstico e intervenção pedagógica, além de destacar o papel da OMU/Tapurah no fortalecimento da aprendizagem matemática e na articulação entre as escolas, a Universidade do Estado de Mato Grosso e a comunidade.