AS POTENCIALIDADES DO JOGO PriCom: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS PRIMOS
Jogos Didáticos; Ensino de Matemática; Teoria dos Números; Educação Básica.
Este estudo destaca a relevância do trabalho didático considerando os Números Primos e sua contribuição para a História da Matemática, sua inserção no currículo escolar e a proposta de um recurso educacional lúdico para seu ensino. Desde registros antigos como o Osso de Ishango, datado entre 20.000 a.C. e 18.000 a.C., até contribuições de matemáticos como Pitágoras (570 a. C.), Euclides de Alexandria (séc. III a.C.), Pierre de Fermat (1601-1665) e Leonhard Euler (1707 – 1783), os números primos têm ocupado papel central na cultura matemática e constituído conceito central para a Teoria dos Números. A infinitude do conjunto dos números primos, o Teorema Fundamental da Aritmética, o Crivo de Eratóstenes e critérios de divisibilidade são conceitos e elementos fundamentais para a compreensão da estrutura dos números primos. Para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda o ensino de números primos a partir do 6º ano, pontuando a importância de classificá-los corretamente e utilizá-los na resolução de problemas envolvendo decomposição em fatores primos, Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Para proporcionar motivação e contribuir com o ensino, foi desenvolvido o jogo PriCom, concebido para tornar o estudo dos números primos mais acessível e estimulante. No jogo, os participantes formam números com cartas e os classificam como primos ou compostos, utilizando raciocínio lógico e conhecimento matemático, além de desenvolver estratégias lúdicas. A dinâmica envolve acertos e penalizações, incentivando a compreensão das propriedades numéricas. Ao integrar história, teoria e prática pedagógica, o PriCom se mostra um recurso significativo para o ensino da matemática.