EXPLORANDO OS NÚMEROS PRIMOS
Números Primos. Ensino de Matemática. Almanaque. Software.
A pesquisa aqui descrita teve como objetivo principal a elaboração de um material didático significativo, envolvente e com aspectos lúdicos, sobre o tema “números primos”. O material, destinado aos alunos da Educação Básica, foi desenvolvido com base em aspectos teóricos e práticos presentes na literatura da área. A metodologia de pesquisa adotada consistiu, inicialmente, em uma revisão bibliográfica de caráter exploratório, com o objetivo de angariar o arcabouço teórico necessário para a elaboração do material proposto. De posse do referencial teórico, criou-se o almanaque “Leãozito: Os Mistérios dos Números Primos”. Em adição a isso, foi projetado e implementado, em linguagem de programação C/C++, um software (for Windows) capaz de efetuar testes de primalidade por meio dos métodos Crivo de Eratóstenes e Força Bruta. O software, denominado Primus, se destina a fornecer um feedback em tempo real aos alunos e professores sobre a primalidade de números de interesse. O software é também capaz de gerar listas de números primos e de números compostos. De posse do almanaque, este foi trabalhado em 7 salas do Ensino Médio da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop - MT. Por meio de questionário avaliativo, se coletou as impressões, dos 143 alunos participantes acerca do material. Os dados foram analisados do ponto de vista qualitativo, segundo a análise de conteúdo, preconizada por Bardin (2016), e do ponto de vista quantitativo, utilizando-se Estatística Descritiva e Inferencial. As análises foram efetivas em validar o material, dada a sua aceitação. Infere-se da pesquisa que, a implementação de metodologias inovadoras possa melhorar significativamente o engajamento dos alunos e sua compreensão sobre o tema.