UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS COM O USO DO GEOGEBRA.
Trigonometria, Razões Trigonométricas, GeoGebra.
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática, envolvendo o conteúdo matemático de razões trigonométricas, com a utilização do software “GeoGebra”. O objetivo principal do trabalho é proporcionar uma sequência didática dinâmica e atrativa para os alunos, de modo que se interessem e envolvam nas atividades propostas. A sequência teve como objetivo contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, na introdução ao conteúdo de trigonometria, assim como, auxiliar os professores de matemática no ensino da trigonometria. A intervenção didática ocorreu na Escola Estadual Jardim Universitário, no município de Alta Floresta, em uma turma do $2°$ ano do Ensino Médio e foi desenvolvida no primeiro bimestre de $2024$. A avaliação do trabalho foi respaldada pela pesquisa qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação e teve como parâmetros a postura dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. A sequência foi estruturada em cinco atividades, uma introdutória, três como atividade de ensino de razões trigonométricas e uma avaliativa. No decorrer das atividades encontramos algumas dificuldades e algumas surpresas, entretanto conseguimos concluir com um resultado positivo. Conseguimos fazer os alunos serem ativos nas aulas, fazendo perguntas, questionando e resolvendo as atividades, fatos esses que não estavam acontecendo nas aulas anteriores de matemática.