FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA: O que contam formadores de diretorias regionais de educação do norte de Mato Grosso?
Formação em serviço. Políticas públicas educacionais. Professores formadores. Multiplicadores. Língua Portuguesa.
Esta dissertação analisa, por meio de um estudo qualitativo de base interpretativista, a política pública de Formação em Serviço destinada a professores de Língua Portuguesa das Diretorias Regionais de Educação (DREs) do norte de Mato Grosso, instituída no âmbito do plano estadual Educação 10 Anos. O estudo busca compreender como essa política vem sendo apropriada, ressignificada e operacionalizada por professores formadores e multiplicadores em seus contextos de atuação. Foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com 10 (dez) docentes vinculados às DREs dos municípios de Sinop, Alta Floresta, Matupá, Juína e Confresa. O referencial teórico articula concepções de formação docente, linguagem como prática social e prática reflexiva, com base em autores como Nóvoa, Tardif, Imbernón, Freire, Paiva, dentre outros. Os resultados apontam que a política de Formação em Serviço tem se constituído como um espaço importante de produção coletiva de saberes, embora enfrente desafios relacionados à centralização das orientações, à redução dos encontros presenciais e às condições estruturais das DREs. As narrativas revelam a relevância da escuta, da autonomia e da contextualização das formações para o fortalecimento de práticas pedagógicas críticas e emancipadoras. Conclui-se que compreender a formação docente em serviço requer reconhecer as vozes dos profissionais que a vivenciam como protagonistas das políticas educacionais em construção, e que o fortalecimento dos espaços formativos locais é condição essencial para o avanço da qualidade e da equidade educacional no território mato-grossense.