FAMÍLIA LINGUÍSTICA CARIBE (KARÍB): a situação dos kaxuyana da Terra Indígena Parque do Tumucumaque entre os estados do Pará e Amapá
Contexto sociolinguístico; Família linguística caribe; Cenário multilinguístico; Kaxuyana; Tumucumaque
Este trabalho objetiva apresentar um panorama histórico e linguístico dos Kaxuyana, povo indígena pertencente à família linguística caribe, residentes no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, entre os estados do Pará e Amapá. A pesquisa se baseia em uma abordagem etno-histórica e linguística, fundamentando-se em fontes bibliográficas, audiovisuais e documentais. O contexto sociolinguístico dos kaxuyana é complexo devido o contato com as línguas portuguesa, apalai, waiana, francesa, inglesa, mas principalmente a tiriyó. Nesse contexto buscaremos analisar a família linguística caribe a saber qual a situação dos kaxuyana nesse cenário multilinguístico e indicar os possíveis fatores que têm beneficiado sua manutenção na circunstância de bilinguismo e/ou multilinguismo, dessa forma, dialogaremos sobre o encadeamento entre o falante e a língua, com base no julgamento que os kaxuyanas constituem com a sua própria língua. Baseando-se nos trabalhos de autores como: Protásio Frikel (1970), Frikel e Cortez (1972), Paula (1970), Meira (2006) Grupioni (1996, 2005, 2010, 2021), Kaxuyana et. al. (2010). Esse estudo é de carácter sociolinguístico guiado pelas informações de Labov (1972). Discutiremos a dissertação fundamentando-se no pressuposto de que a coleção de valores e conceito sobre a língua e essencial para determinar o percurso que ela seguirá. Os caminhos metodológicos seguidos por esse estudo foram: leitura minuciosa de pesquisas de outros autores, observação das falas dos kaxuyana presentes em vídeos na internet e a apreciação de entrevistas realizadas com lideranças kaxuyanas já publicadas. Como não foi possível realizar as observações in loco na comunidade indígena, focamos principalmente nas informações dos pesquisadores mencionados, documentação enviada por trabalhadores da saúde, informações dos dois professores (um indígena e a outra não indígena) e nas entrevistas com contextos semelhantes ao nosso, empregadas ao panorama sociolinguístico e cultural das aldeias, com questionamentos característicos para avaliar o cenário atual relacionado tanto à língua quanto à identidade dos kaxuyana.