Banca de QUALIFICAÇÃO: TILLER BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TILLER BARBOSA
DATA : 10/06/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Plataforma Google Meet: Link da videochamada: meet.google.com/nmb-soxz-otb
TÍTULO:

“ARE WE BILINGUAL TEACHERS?”: narrativas dos(as) professores(as) bilíngues de elite em Sinop/MT.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação bilíngue de elite. Professor bilíngue de elite. Formação de professores de língua inglesa.



PÁGINAS: 158
RESUMO:

Nas últimas décadas evidencia-se o crescimento da educação bilíngue de elite e de pesquisas acerca do ensino bilíngue no país. O Parecer CNE/CEB N.º 2/2020 surgiu como tentativa de legitimar essa modalidade de ensino no Brasil e assim acabar com a desinformação sobre o ensino bilíngue de elite. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva, amparado pelos pressupostos de sujeito bilíngue Baker (2001); Grosjean (1997), entre outros. Educação bilíngue (HAMERS e BLANC (2000); GENESSE (2006); MEGALE (2018)). Formação do professor bilíngue de elite Padinha e Goia (2021); Souza (2013); Rodriguês (1980); Megale e Liberali (2016). Para realizar uma análise sobre a formação do professor bilíngue de elite em Sinop-MT, buscou-se por meio da pesquisa com narrativa Bailey e Tilley (2002); Connelly e Clandinin (1990); Berton (2020); Bastos (2008), para citar alguns, a construção de narrativas de experiência de vida Silva (2021); Countryman (1995); Bastos (2008). Por meio de timelines Adriansen (2012); Goodson e Sikes (2001); Sheridan, Chamberlain e Dupuis (2011), bem como entrevistas narrativas Vargas (2022); Vasconcelos, Guanabara, Silva, Araújo e Jorge (2018), gerou-se os dados fornecidos pelos participantes da pesquisa. Os resultados mostram que os professores atuantes na educação bilíngue de elite em Sinop são graduados em Letras e ingressaram nessa modalidade de ensino devido ao maior contato com a língua inglesa. Também que muitos não tinham experiência alguma com a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alguns participantes fizeram segunda graduação em Pedagogia para suprir as necessidades encontradas, porém asseguraram que não foi suficiente. Os coordenadores pontuaram que a formação continuada dos professores fica a critério de seus centros mantenedores ou dos próprios professores. Por fim, esse trabalho fez-se relevante para apresentar à universidade as dificuldades vivenciadas por professores ao ingressarem na educação bilíngue de elite, também por mostrar que essa modalidade de ensino é presente na sociedade sinopense e necessita ser vista, discutida e englobada dentro do meio acadêmico. A mim, como pesquisador e professor de programa bilíngue de elite, possibilitou maior entendimento e reflexão sobre essa modalidade de ensino, sobre ser um sujeito bilíngue e sobre minha construção como tal.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 52936012 - JULIANA FREITAG SCHWEIKART
Interna - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externa à Instituição - JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI - UEL
Notícia cadastrada em: 21/05/2024 19:56
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