A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA DE CRIANÇAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM, INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO
Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Alfabetização. Ensino bilíngue. Mediação.
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização durante aulas ministradas em língua inglesa, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue localizada no município de Sinop-MT. O estudo tem o intuito de averiguar e relatar como se caracteriza a leitura e a escrita dessas crianças, além de identificar como ocorre a mediação e qual o papel do professor nesse processo. Conceitos da literacia balanceada e do modelo de liberação gradual de responsabilidade são abordados com o intuito de tecer uma conexão com as zonas de desenvolvimento. Autores como Vygotsky (1998), Soares (2021, 2022) e Megale (2020), entre outros, embasaram a pesquisa e permitiram um diálogo com os dados gerados na sala de aula. A metodologia utilizada se enquadra como sendo de base etnográfica, devido ao seu caráter de observação e participação da pesquisadora em campo. Os dados foram gerados através de registros imagéticos de atividades, gravação de áudio dos momentos de interação em sala e diário de campo. Por meio das informações levantadas, percebe-se a relevância da mediação do professor para que os alunos avancem na aprendizagem e no desenvolvimento. No que concerne à leitura e à escrita, foi possível evidenciar como cada criança recorreu ao seu repertório linguístico durante as atividades, fato que ressalta a individualidade do sujeito bilíngue em relação a se comunicar e se expressar e abre portas para um diálogo a respeito da translinguagem.