AS DIFERENTES DESIGNAÇÕES DA AYAHUASCA E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDO NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Ayahuasca; Designação; Mídia; Memória; Efeito de sentido;
Esta pesquisa apresenta como temática o discurso midiático sobre a o Chá ayahuasca. Dedica-se ao estudo dos processos discursivos instituídos no âmbito de reportagens e que produziram sentidos diversos sobre o tema. O estudo objetiva compreender os efeitos de sentido produzidos a partir das diferentes designações do chá ayahuasca na mídia contemporânea brasileira. Para tal, foram eleitas como objeto duas reportagens: "Ayahuasca: Profissão Repórter" e "Chá de Ayahuasca pode, sim, causar psicose e até matar". Para analisá-las, recorre-se à Análise de Discurso de orientação francesa. São mobilizados, especialmente, os conceitos de condições de produção, interdiscurso, pré-construído e memória discursiva. Tais conceitos permitem, por um lado, recuperar os discursos anteriores e exteriores às designações. Por outro, evidenciam a presença de discursos que se inscrevem em sua horizontalidade, provocando tensões e embates de ordens diversas. Nesse sentido, a(s) pergunta(s) discursiva mobilizada por esta investigação é: como descrever e analisar o funcionamento linguístico e discursivo das designações atribuídas à ayahuasca em duas reportagens midiáticas - Revista Veja e Programa Profissão Repórter? Discutir os efeitos de sentidos sobre a ayahuasca na mídia é extremamente relevante tanto do ponto de vista social quanto linguístico. Primeiro, porque trata de uma questão polêmica e recorrente na sociedade contemporânea: a ayahuasca, ora compreendida como um chá sagrado, ora como uma droga altamente nociva à saúde. Segundo, porque coloca em evidência a relação entre linguagem e sociedade, enfatizando sobretudo as relações sócio-históricas e ideológicas que constituem os sentidos.