ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DOS (MULTI) LETRAMENTOS: uma experiência com alunos do ensino fundamental
Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Multiletramentos. Letramento Crítico. Ensino Fundamental II. Canções.
Na pesquisa ora apresentada são investigadas as práticas de (multi)letramentos, que integraram uma ação didático-pedagógica na disciplina de língua inglesa desenvolvida com alunos 7º ano do Ensino Fundamental II, da rede pública municipal na escola pertencente a um município situado no Norte Mato-Grossense, região Centro Oeste do Brasil. A ação didático-pedagógica valeu-se de canções em língua inglesa com intérpretes de diferentes países: Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Irlanda e Nigéria. O objetivo foi de promover meios para a compreensão do valor linguístico-cultural da língua, a diversidade e variação linguística e a formação do pensamento crítico de alunos. A base teórica está pautada em autores que abordam sobre os (multi)letramentos, como Freire (1967;1987;1989;1992;2016;), Jordão (2007;2014;2023), Rojo (2009;2012), Rojo e Moura (2019), Soares (1998; 2002; 2017), Street (1995;2003), Duarte e Silva (20216), para citar alguns. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista que segue os padrões da abordagem intervencionista. Os instrumentos de geração de dados consistiram em observação participante, gravações em áudio durante o desenvolvimento das aulas bem como avaliação prévia e final respondidas antes de apresentar o conteúdo e posterior ao desenvolvimento da intervenção. Os resultados evidenciaram não apenas os letramentos e multiletramentos que os alunos apresentaram nos debates, como também a correlação dos conteúdos com a vivência de mundo deles e a vida cotidiana, em conjunto com a variação linguística encontrada nas transcrições. Dessa forma, a presente pesquisa, sugere o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem de língua inglesa para alunos (adolescentes) que considerem os (multi)letramentos dos alunos quer seja construído no contexto social ou no ambiente escolar para que nas aulas, os conteúdos de língua inglesa possam ser mais significados e instiguem os alunos a relacionar ativamente o conhecimento escolar com a sua vida.