O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ALIADO À LEITURA E ESCRITA CRíTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo de Opinião. Sequência Didática. Leitura Crítica. Tecnologias Digitais.
As escolas lidam com uma geração de alunos que utilizam, diariamente, as novas tecnologias, e, cada vez mais cedo no próprio ambiente familiar. Não há como fugir dessa realidade. Neste sentido, desenvolver e aperfeiçoar as competências leitoras e escritoras, sobretudo a capacidade de argumentação em textos escritos é fundamental para dominar as linguagens e utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que, disponíveis podem ser aliadas ao Ensino e Aprendizagem. Desse modo, este trabalho objetivou conhecer o processo de leitura e escrita de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de escola pública de Sinop/MT e utilizou o gênero artigo de opinião como potencializador de criticidade, a partir das seguintes inquietações: a) De que maneira a integração do chromebook nas aulas de LP pode promover a autonomia dos estudantes e contribuir para o desenvolvimento da prática de leitura crítica e reflexiva, especificamente no contexto do gênero textual artigo de opinião? b)Quais estratégias pedagógicas são mais eficazes ao incorporar o intrumento tecnológico e aprimorar a leitura e escrita argumentativa dos alunos, especialmente em relação a textos de opinião? e c) Qual é o impacto do uso da ferramenta digital nas atitudes dos estudantes em relação à leitura crítica e reflexiva de artigos de opinião em comparação com métodos tradicionais de ensino? O desenvolvimento da proposta utilizou o cromebook como ferramenta em contexto de sala de aula e na construção do corpus, textos produzidos nos módulos organizados e aplicados consoante os procedimentos didático-metodológicos orientado por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a pesquisa-ação em Thiollent (2008). Os participantes foram 15 (quinze) alunos, que autores das produções textuais, quais sejam, iniciais e finais permitiram as discussões e reflexões à luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), especificamente, as contribuições teóricas de Soares (2002; 2017), Rojo e Moura (2012), Antunes (2003; 2009), Ribeiro (2006; 2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2001; 2003) e Kleiman (1989; 1995), para citar alguns. Espera-se contribuir para os estudos sobre os letramentos nos espaços educacionais e preparar cidadãos críticos, éticos e engajados nas dinâmicas sociais de linguagem.