O LETRAMENTO DIGITAL NA VISÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CÂMPUS SINOP
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Letramento digital. Formação de professores
Ao observar o ambiente escolar, nota-se o uso diário de tecnologias digitais como smartphones, e-mail,internet, redes sociais, ambientes virtuais de aprendizagem e, atualmente, acrescenta-se nessa lista a educação híbrida, onde o on-line e o presencial se integram e transformam a sala de aula com a presença de dispositivos conectados à internet como notebooks, tablets e celulares. Ministrar uma aula com a utilização de tais recursos tecnológicos, bem como refletir sobre seu uso, de alguma forma ainda é um desafio para alguns professores formadores. Nesse contexto, visando lançar um olhar crítico-analítico sobre o curso de licenciatura em Letras, da UNEMAT, câmpus Sinop, este estudo procurou investigar e analisar qual a visão dos docentes do curso sobre a importância do letramento digital para suas aulas e para a mediação e construção do conhecimento. Também analisou o papel da universidade nesse processo, com a intenção de contribuir para o debate sobre a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) à docência no ensino superior, tecendo considerações acerca dos desafios e das possibilidades que surgem na formação do professor universitário. Duasperguntas guiam este estudo, em busca de compreender o universo digital em que os professores formadores estão inseridos, sendo elas: a) quais suas condutas e crenças sobre as TDICs? b) quais os resultados de suas ações na formação inicial de professores? A concepção metodológica que norteia o estudo é de natureza qualitativa interpretativista e para desenvolver a investigação foi utilizado um questionário on-line. O referencial teórico desta pesquisa dialoga com Coscarelli e Ribeiro (2005); Pimenta (1999); Kleiman (2007); Nóvoa (1992); Dias (2015); Soares (2002, 2004); Santos e Lacerda (2017) e no que se refere à metodologia Moita-Lopes (2006); Bortoni-Ricardo (2008) e Bauer e Gaskell (2002), entre outras bibliografias.