O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ALIADO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: o que evidenciam as narrativas de jovens do Ensino Médio?
Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Ensino de Língua Portuguesa. Narrativas.
Nesta pesquisa, foram investigados os desafios enfrentados pelos jovens estudantes e pela escola durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com foco na disciplina de Língua Portuguesa (LP) e como as Tecnologias Digitais (TD) foram aliadas nesse contexto. O estudo envolveu oito (8) jovens da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Oscar Soares, em Juara-MT, e adotou a pesquisa qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008), com ênfase na pesquisa etnográfica. (Oliveira, 2016). O objetivo principal foi compreender como as TD foram integradas ao ensino de LP no ERE, com foco nas nos excertos narrativos dos jovens. O aporte teórico incluiu o conceito de Ensino Remoto Emergencial, (Paiva, 2018), Tecnologias Digitais e o ensino de Língua Portuguesa, (Barton; Lee, 2015), (Ribeiro, 2013), (Coscarelli, 2016), (Ribeiro; Coscarelli, 2023) entre outros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas gravadas e transcritas, com um roteiro refinado após experimentos-piloto. Para análise dos dados referenciamo-nos nos pressupostos do interpretativismo (Moita Lopes, 2019), visto que nesta abordagem o pesquisador desempenha um papel ativo como intérprete, que buscou uma profunda compreensão das experiências dos jovens durante o ERE. E como resultados podemos apontar para a relevância da contínua utilização das TD após a pandemia, que inclui aplicativos de comunicação, plataformas de aprendizagem on-line, videoconferências e tecnologias imersivas como realidade virtual e aumentada. As narrativas dos jovens demonstram uma tendência crescente de busca ativa por informações e recursos educacionais nas redes sociais e aplicativos. Eles usam essas plataformas como fontes de conhecimento e ferramentas de estudo, o que ressalta a importância dessas tecnologias em suas rotinas de aprendizado. Com base nessa pesquisa, os pesquisadores adquiriram um entendimento mais profundo de como a tecnologia faz a diferença na educação e as vidas dos jovens. Isso levanta questões importantes sobre o equilíbrio entre o uso da tecnologia para aprendizado e entretenimento, bem como a necessidade contínua de desenvolver habilidades críticas de mídia e alfabetização digital.
Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Ensino de Língua Portuguesa.