VOZES DO FEMININO NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA
feminino; social; canção; Chico.
Ao questionar o modelo androcêntrico de organização social que tem por tendência caracterizar a raça humana na nomenclatura “homem”, reafirmando à dominação de gênero; propomos desenvolver um estudo sobre as diferentes nuances do feminino em suas relações pessoais, interpessoais e sociais a partir da produção poética do compositor da música popular brasileira, Chico Buarque de Hollanda, por meio dos seguintes temas: a ressignificação da identidade feminina e seus desdobramentos. Ao reconhecermos o potencial artístico do poeta-cantor em representar os sujeitos marginalizados na sociedade, buscaremos investigar o desdobramento das múltiplas faces da mulher, no eu-lírico feminino projetado em algumas canções buarqueanas: a deusa, a esposa e dona de casa, a amante que sofre com o abandono, a mãe em seu papel materno, a prostituta, símbolo da perdição e as homossexuais vítimas do preconceito diário. Portanto, a pesquisa pretende compreender por meio dessa variação o processo e a revelação da discriminação em relação a figura da mulher, bem como, seu enfrentamento diante dessa conduta misógina. A partir do lirismo poético crítico das canções de Chico, busca-se um traçado dessas muitas vozes que emanam dores sociais universais femininas. O desenvolvimento do trabalho partirá da poesia lírica, abordando o lirismo na poesia e depois na canção lírica de viés feminino e o modo como ela vem se estruturando no Brasil ao longo do século XX em diante. Seguida de abordagens teóricas contempladas pela literatura, principalmente de autoras femininas, como Adélia Bezerra de Meneses (2001), Ana Mary Shehbe De Carli e Flávia Brocchetto Ramos (2006), Mary del Priore (2013), Maria Helena Fontes (2003) e outros pensadores que debatem sobre a temática.