Narrativas visuais de aprendizagem de português como segunda língua: explorando as percepções de alunos surdos
Narrativas visuais; Língua portuguesa como segunda língua; Aluno surdo.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as experiências de aprendizagem de língua portuguesa de alunos surdos. Pretendo compreender como se dá o processo de aprendizagem da língua na perspectiva desses alunos e entender os sentidos por eles atribuídos a essa experiência. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1996), que tem como contexto de pesquisa um centro de educação especial e inclusiva situado no norte do estado de Mato Grosso. Os participantes de pesquisa são quatro alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental I, os quais possuem entre sete a nove anos de idade. Os dados foram coletados por meio de desenhos, entendidos aqui como narrativas visuais (BRANDÃO, 2017; PÉREZ-PIETX, 2019), nas quais os participantes representam a experiência de aprender português. Os desenhos facilitam a compreensão e a expressão da criança surda, pois já fazem parte de seu cotidiano. Ademais, os surdos se comunicam, essencialmente, por meio da modalidade visual. A adoção de um método visual como instrumento de coleta de dados oferece, portanto, maiores recursos ao aluno surdo para se expressar durante a pesquisa. Percebe-se que a língua portuguesa é entendida pelo aluno surdo como uma segunda língua utilizada não somente no espaço formal da escola, mas em todo o seu entorno social. O processo de aprendizagem de língua portuguesa ocorre de forma lúdica, através de brincadeiras e do uso de diversos recursos pedagógicos.