CORAÇÃO MADEIRA na biblioteca escolar: recepção e mediação literária
biblioteca escolar; mediação da leitura literária; formação de leitores; estética da recepção; Coração Madeira.
Este trabalho se propôs refletir sobre o papel da biblioteca escolar na difusão e acesso à literatura produzida em Mato Grosso, por meio de ações de mediação e recepção literária para formação de sujeitos leitores. Foi realizada uma investigação junto aos estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Avançado Sinop, a fim de verificar suas preferências literárias. Após levantamento bibliográfico necessário acerca da leitura literária, poder emancipador da literatura e cenários históricos e atuais de atuação da biblioteca escolar, este trabalho utilizou-se da obra Coração Madeira livro de Marli Walker, como ferramenta de leitura para os onze participantes da pesquisa. Caracterizada metodologicamente como pesquisa-ação, que tem como base um planejamento, uma ação e uma reflexão, na etapa de coleta de dados, esta pesquisa contou com um questionário online para verificação das condições de recepção literária. Os participantes foram convidados a realizar a leitura da obra escolhida, posteriormente, foi promovido, no espaço da biblioteca escolar, uma ação de mediação nominada de “Bate papo com a escritora”. Após, foi realizada entrevista individual com os participantes, a respeito da experiência proporcionada e os efeitos obtidos com a leitura. Utilizou-se a teoria da Estética da Recepção de Jauss (1994) enfatizando o leitor e sua recepção, bem como o caráter humanizador da literatura defendido por Cândido (2011). O método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), foi utilizado para compor os resultados deste trabalho, a partir da análise dos horizontes de expectativa e recepção literária dos participantes da pesquisa. Como base teórica, sobre leitura e a importância da literatura, dialogamos com teóricos como Todorov (2021), Jouve (2002), Freire (1989) e Manguel (1997, 2010). Temas como biblioteca escolar, mediação literária, formação de leitores, literatura produzida em Mato Grosso foram baseados em Milanesi (1998, 2002), Bortolin (2001, 2010), Pettit (2008, 2010), Magalhães (2001) e Walker (2020).