UMA AGENDA DE LEITURAS EM DOZE LENDAS BRASILEIRAS, DE CLARICE LISPECTOR: O TEMPO DAS CALENDAS NAS NARRATIVAS POPULARES
Doze lendas brasileiras. Clarice Lispector. Cultura Popular. Literatura Infantil. Tempo na narrativa.
Esta pesquisa trata da relação entre literatura infantil e cultura popular brasileira, a partir da obra Doze lendas brasileiras (2014), de Clarice Lispector, que reúne narrativas tradicionais, de diferentes regiões. A autora organiza as histórias em uma agenda anual de leituras, da qual parte a hipótese de que o tempo constitui um paradoxo na obra, visto que, de um lado, há o tempo cronológico, que organiza as leituras a partir do calendário, e o tempo mítico, que organiza as narrativas em uma dimensão alheia ao tempo cronológico. O objetivo é ampliar estudos sobre a obra e sobre a literatura infantil. No percurso da pesquisa, discute-se os aspectos específicos da literatura infantil, os gêneros literários mais presentes na literatura infantil e o funcionamento do tempo nas narrativas populares. No aporte teórico da pesquisa, estão críticos e teóricos da literatura, podendo-se citar: autores como Jolles (1976), Cademartori (1994), Abramovich (2006), Candido (2009), Benjamin (1993), Bettelheim (2007), Cascudo (2015), Gotlib (2009), Propp (2010), Lajolo e Zilberman (1999), Coelho (2002). Com a obra de Doze lendas brasileiras, Clarice Lispector conecta, com sensibilidade, cultura popular e literatura infantil.