UMA AGENDA DE LEITURAS EM DOZE LENDAS BRASILEIRAS, DE CLARICE LISPECTOR: O TEMPO DAS CALENDAS NAS NARRATIVAS POPULARES
Doze lendas brasileiras, Clarice Lispector, Cultura Popular, Literatura Infantil, Tempo
Esta pesquisa toma a obra Doze lendas brasileiras, de Clarice Lispector, para tratar da relação entre literatura infantil e cultura popular brasileira. O objetivo é mostrar que os temas e conteúdos presentes no acervo verbal das tradições populares, pela linguagem lúdica, pela força do simbólico, foram assimilados pela literatura infantil de forma harmoniosa. No decurso da pesquisa, sempre tomando Doze lendas brasileiras como referência, discute-se ainda alguns aspectos específicos da literatura infantil, os gêneros literários mais presentes na literatura infantil e o funcionamento do tempo nas narrativas populares. No aporte teórico da pesquisa, estão críticos e teóricos da literatura, podendo-se citar: autores como Jolles (1976), Cadermatori (1987), Abramovich (2006), Candido (2004), Benjamin (1993), Bettelheim (2007), Cascudo (1978), Gotlib (2009), Propp (2010), Lajolo e Zilberman (1999), Coelho (2002). Até este ponto da pesquisa, pode-se dizer que, como conclusão parcial, o material simbólico presente na cultura popular eleva sua importância, sendo definitivo para sua assimilação junto ao acervo de obras infantis.