Banca de DEFESA: ANA MARIA BARBOSA JORGE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MARIA BARBOSA JORGE
DATA : 15/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/tfu-xzbz-hfj
TÍTULO:

ORALIDADE E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS DE ENSINO:

reflexão sobre as marcas da oralidade verificadas em textos  escritos de alunos do ensino fundamental em uma escola de educação básica


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional. Variação linguística. Práticas sociais de ensino. Língua Portuguesa. Oralidade e escrita.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

 

No decorrer da alfabetização escolar, o desenvolvimento da escrita é fundamental para a geração e disseminação do conhecimento no universo que orienta o ensino da Língua Portuguesa. Esta pesquisa surgiu da observação, enquanto professora da Edução Básica, de que os discentes desconheciam as características das modalidades da língua, oral e escrita, enquanto variação linguística. O trabalho pondera sobre práticas de ensino nessas duas modalidades que compreendem a escrita e a oralidade como autênticas e possíveis de estudo, devido ao caráter variável e mutável de ambas. Propôs-se  identificar nos textos de discentes do Ensino Fundamental, Anos finais, aspectos da oralidade no nível morfofonológico e morfossintático registrados nos textos escritos e relacionar  tais aspectos com o perfil e questões sociais do aluno. Para isso, tomou-se como base os estudos apresentados por Cagliari (2002, 2005) que tratam dos fenômenos referentes aos “erros” oriundos da transposição da fala para a escrita.  Além de estudos que tratam da variação linguística e suas representações sociais que implicam nos letramentos para o ensino de Língua Portuguesa;  a língua  e suas modalidades nas convenções históricas e sociais e a influência que estas exercem nas práticas da orlidade e da escrita,  entre outros. Verificou-se como os estudantes matriculados no 6.º e 9.º anos, em uma escola pública de Educação Básica, interpretam essas modalidades ao reflexionarem sobre as multiplicidades linguísticas, vistas como práticas sociais de ensino. No campo teórico, o trabalho se desenvolveu na perspectiva da Sociolinguística Educacional, tendo em vista a investigação ocorrer em um contexto educativo que envolve escola, estudantes e professoras. A abordagem utilizada foi a qualitativa, que se ocupa da interpretação das modalidades da língua oral e escrita, atribuindo-lhes significado. A oralidade é vista na pesquisa como prática social interativa com propósitos comunicativos. Os instrumentos utilizados foram questionários exploratórios aplicados a alunos e professoras de Língua Portuguesa, questionário socioeconômico aplicado aos responsáveis, além de interação por meio de diálogos e reflexões sobre o ensino-aprendizagem. O corpus utilizado para as análises foi composto por quarenta (40) textos do gênero relato de experiência produzidos pelos educandos. Os resultados confirmaram as hipóteses da pesquisa pela análise dos corpora, no sentido de marcas da oralidade no nível (fonético-fonológico e morfossintático) se fazerem presentes na escrita dos alunos. A maior incidência dessas marcas prepondera-se na troca ou uso indevido das letras, transcrição fonética e falta de acento gráfico no 6º ano e forma morfológica diferente, problema sintático no 9º ano. As preponderâncias dessas marcas podem ser justificadas, da seguinte maneira, há uma maior preocupação no trabalho com a leitura e interpretação de textos no 6º ano, e uma preocupação muito menor com o ensino da gramática. Há, contudo,   uma maior preocupação com o ensino da gramática e bem menos com a leitura e interpretação textual no 9º ano. Assim, este estudo tem como propósito auxiliar os professores de Português do Ensino Fundamental a refletirem sobre fenômenos linguísticos, características da fala, presentes nos textos escritos de seus alunos, a partir dos resultados obtidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Interno - 592.869.116-53 - MARIA DO SOCORRO VIEIRA COELHO - Unimontes
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 16:01
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