Banca de DEFESA: VANESA APARECIDA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESA APARECIDA DE OLIVEIRA
DATA : 23/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Google Meet: meet.google.com/mwi-edhx-xoo
TÍTULO:

Narrativas visuais de professores de inglês em escolas periféricas: um estudo sobre suas crenças e identidades docentes


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativa visual. Ensino de inglês. Contexto periférico. Crenças de professores. Identidade docente.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar narrativas de experiências de ensino de inglês em escolas periféricas. As crenças de ensino de inglês dos professores que atuam nesse contexto e suas identidades profissionais são discutidas. Os participantes de pesquisa são seis professores de língua inglesa de escolas públicas periféricas de um município da região norte do estado de Mato Grosso.  O aporte teórico compreende considerações sobre identidade (HALL, 2006; LEFFA, 2012; SILVA, 2014, 2000), crenças de ensino-aprendizagem, (BARCELOS, 2001, 2004a, 2004b, 2006; FÉLIX, 1998; LIMA, 2011), identidade docente (CLANDININ; HUBER, 2005; PIMENTA, 1999), e espaço periférico (TIARAJU, 2020).  O estudo assume a forma de uma pesquisa com narrativas (BARCELOS, 2020). As narrativas visuais se constituem como instrumento principal para acessar as experiências dos professores: desenhos, por meio dos quais eles representam suas experiências de ensinar inglês em escolas periféricas. Os outros instrumentos são materiais escritos que contextualizam os desenhos: explicações e respostas a perguntas complementares sobre as imagens produzidas pelos professores, e relatos de suas trajetórias docentes. A análise das narrativas se pauta pela perspectiva holística com foco no conteúdo (LIEBLICH et al., 1998) e pela metodologia crítica visual (ROSE, 2016). Os desenhos permitem a professores representar suas crenças e experiências profissionais e, sobretudo, refletir sobre o que significa ser um docente de língua inglesa em contexto periférico, por meio de elementos não-verbais. Os professores participantes deste estudo acreditam que o ensino de inglês vai muito além de contemplar a estrutura da língua. Para eles, ser professor de inglês de escola periférica se constitui como um desafio devido aos diferentes níveis de aprendizagem e privação de seus alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interno - 74485019 - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Externo à Instituição - RODRIGO AVELLA RAMIREZ - CEETEPS
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 09:28
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1