Narrativas visuais de professores de inglês em escolas periféricas: um estudo sobre suas crenças e identidades docentes
Narrativa visual. Ensino de inglês. Contexto periférico. Crenças de professores. Identidade docente.
Este estudo tem como objetivo analisar narrativas de experiências de ensino de inglês em escolas periféricas. As crenças de ensino de inglês dos professores que atuam nesse contexto e suas identidades profissionais são discutidas. Os participantes de pesquisa são seis professores de língua inglesa de escolas públicas periféricas de um município da região norte do estado de Mato Grosso. O aporte teórico compreende considerações sobre identidade (HALL, 2006; LEFFA, 2012; SILVA, 2014, 2000), crenças de ensino-aprendizagem, (BARCELOS, 2001, 2004a, 2004b, 2006; FÉLIX, 1998; LIMA, 2011), identidade docente (CLANDININ; HUBER, 2005; PIMENTA, 1999), e espaço periférico (TIARAJU, 2020). O estudo assume a forma de uma pesquisa com narrativas (BARCELOS, 2020). As narrativas visuais se constituem como instrumento principal para acessar as experiências dos professores: desenhos, por meio dos quais eles representam suas experiências de ensinar inglês em escolas periféricas. Os outros instrumentos são materiais escritos que contextualizam os desenhos: explicações e respostas a perguntas complementares sobre as imagens produzidas pelos professores, e relatos de suas trajetórias docentes. A análise das narrativas se pauta pela perspectiva holística com foco no conteúdo (LIEBLICH et al., 1998) e pela metodologia crítica visual (ROSE, 2016). Os desenhos permitem a professores representar suas crenças e experiências profissionais e, sobretudo, refletir sobre o que significa ser um docente de língua inglesa em contexto periférico, por meio de elementos não-verbais. Os professores participantes deste estudo acreditam que o ensino de inglês vai muito além de contemplar a estrutura da língua. Para eles, ser professor de inglês de escola periférica se constitui como um desafio devido aos diferentes níveis de aprendizagem e privação de seus alunos.