Autonomia no letramento digital: experiências de professores de línguas no período de ensino remoto
Formação Permanente. Autonomia de professores. Letramento Digital.
O estudo tem como objetivo principal investigar o processo de autonomia dos professores de língua portuguesa e inglesa, em serviço no contexto pandêmico da Covid-19, no desenvolvimento das suas habilidades digitais. No âmbito educacional, o retorno das aulas não presenciais foi uma das medidas emergenciais para enfrentamento da proliferação da COVID-19. Assim, inesperadamente os professores tiveram que ministrar suas aulas mediadas exclusivamente pelas tecnologias digitais. No quadro teórico da pesquisa, utilizou-se principalmente as contribuições dos estudos de autores da Linguística Aplicada (LA) como Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), (2006). Autores sobre letramento digital e práticas digitais Barton e Lee (2015), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) e contribuições de autores que tratam sobre a temática da autonomia na aprendizagem, Benson (2008), Littlewood (1997), autonomia de professores Contreras (2002), saberes docentes Tardif (2014) e formação de professores Imbernón (2011). A abordagem do trabalho centrou-se na pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista narrativa. Participaram da pesquisa cinco professores da rede estadual de Mato Grosso, municípios de Sinop e Sorriso. As análises do estudo apresentaram reflexões significativas para a profissão docente, porque configurou um olhar voltado para os saberes dos professores mobilizados frente ao desafio em lecionar as aulas de língua portuguesa e inglesa no ensino remoto.