ORALIDADE E ESCRITA
uma análise Sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental do município de Sinop Mato Grosso
Sociolinguística Educacional. Variação linguística. Prática social de ensino. Língua Portuguesa. Oralidade e Escrita.
Nos processos de letramentos escolares, o desenvolvimento da escrita é primordial para produzir e propagar o conhecimento no universo que norteia o ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa surgiu da observação, enquanto professora da Edução Básica, de que os discentes desconheciam as características de cada modalidade da língua, oral e escrita, enquanto variação linguística. O trabalho pondera sobre práticas da linguagem nessas duas modalidades que compreendem a língua e a fala como autênticas e possíveis de estudo, devido ao caráter variável e mutável de ambas. Propõe-se verificar aspectos da oralidade no nível morfofonêmico referentes aos “erros” oriundos da transposição da fala para a escrita nas produções textuais de alunos do Ensino Fundamental II. Assim como compreender como esses estudantes matriculados nos 6.º e 9.º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Educação Básica, interpretam essas modalidades ao refletirem sobre as multiplicidades linguísticas, vistas como práticas sociais de ensino. No campo teórico, o trabalho se desenvolveu na perspectiva da Sociolinguística Educacional com abordagem qualitativa que se ocupa da interpretação dos fenômenos da linguagem oral e escrita, atribuindo-lhes significado. Como base teórica, a pesquisa está ancorada em autores como: Labov (2008); Bortoni-Ricardo (2005, 2014); Alkmim (2012); Marcuschi (2001, 2008), entre outros. Os instrumentos utilizados foram questionários exploratórios aplicados a alunos e professoras de Língua Portuguesa, além de questionário socioeconômico aplicado aos responsáveis, entrevistas, diálogos, reflexões e a produção textual escrita. O corpus é composto por oitenta (80) textos, sendo quarenta (40) relatos de experiência e quarenta (40) textos argumentativos produzidos pelos educandos. Os resultados parciais obtidos até então já apotam para uma confirmaçção dos estudos realizados pela análise do da corpora.