LETRAMENTOS EM AMBIENTES DE VULNERABILIDADE:
Do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) às práticas no/do Cotidiano
Linguística Aplicada Crítica, Letramentos, Vulnerabilidade.
As múltiplas linguagens ganham notoriedade cada vez mais no mundo contemporâneo pelos estudos linguísticos, que, por sua vez, contempla as diversidades multiculturais e multifuncionais, principalmente, ocasionado processo de industrialização tecnológica, comunicação e informação no capital do consumismo. No universo em movimento, ininterrupto e em constante transformação, a linguagem se apresenta em um país como o Brasil, lugar de múltiplas regiões e regionalidade.Por isso, os estudos Linguísticos Aplicados Críticos (LAC) compreendem a linguagem a partir do contexto social, econômico e cultural, pois requer “reflexão sobre si mesma” (PENNYCOOK, 2006), tendo em vista que vencer o discurso dominante imposto é reconhecer que há culturas inviabilizadas, marginalizadas e oprimidas. Assim, os novos estudos linguísticos tornaram-se imprescindível sob o olhar da LAC para desvelar novas formas de funcionalidade das linguagens que outrora foram exclusivamente depreciadas ao longo da história. Para Jordão (2016, p. 13), a abordagem fundamenta-se na relação de “alteridade” e “híbrida” e aponta para “[...] relacionar-se com outras áreas, outros conhecimentos, outras metodologias, outras visões” [...] “práticas multifacetadas, plurais e contingentes”, sempre em negociação. Nesta perspectiva, os estudos dos (multi) letramentos ganharam notoriedade e legitimidade, pois, marcados por múltiplas formas e maneiras, principalmente, quando se volta ao contexto social (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008) e enquadra-se dentro da perspectiva critique que propõe ir além da visão tradicionalista, pois compreende que os interlocutores constroem sentidos, independemente, dos contextos sociais.