A LINGUAGEM ONLINE COMO VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística Educacional, Variação Linguística, Linguagem Online, Contexto Escolar, Professores e Estudantes.
A presente pesquisa aborda sobre a linguagem online usada nas práticas comunicativas em redes sociais virtuais, como processo da evolução da língua, sendo assim, mais uma das variações linguísticas da nossa língua. Desse modo, este estudo justifica-se pela busca da compreensão da linguagem online, à luz da Sociolinguística Educacional. Sua origem emergiu a partir da inquietude de saber como o internetês é visto por professores e estudantes na sala de aula. Com a finalidade de refletir sobre o uso dessa modalidade virtual no contexto escolar, a pesquisa propõe analisar como a linguagem online é tratada no ambiente educacional, principalmente nas aulas de português, e se os estudantes e professores percebem o internetês como uma variação linguística. Para tanto, a pesquisa está sendo realizada com base em pressupostos sociolinguísticos encontrados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2019, 2004, 2005) e Bagno (2015; 2009; 2007), sobre o viés das tecnologias digitais, em Barton, Lee (2015) e Recuero (2014), e a partir das concepções de Amaral (2020) e Cândido (2010), para a discussão sobre as concepções do espaço rural. Neste sentido, a execução do presente estudo se deu, além da pesquisa bibliográfica, por meio de uma pesquisa de campo. O método utilizado foi a de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa participante e análise interpretativista. A coleta de dados procedeu-se com suporte de entrevistas, enquete, discussão com o intuito de promover reflexões sobre o tema proposto e a elaboração de um glossário com termos usados na Web pelos estudantes. Com os dados inicial da pesquisa, obteve-se que os estudantes reconhecem que o uso do internetês deve se restringir somente ao espaço virtual, especialmente por não ser trabalhado efetivamente sobre a linguagem online como variação linguística no ambiente escolar.