Letramento Digital na Formação De Professores de Letras Egressos da Educação a Distância
Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Letramento Digital. Formação de professores. Educação a Distância.
Com o avanço da Ciência e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) e o crescimento do acesso às redes virtuais, os professores se veem perante demandas da Educação a Distância (EaD) e do Letramento Digital, os quais se configuram como novos desafios nos processos de ensinar e aprender. Isto posto, a oferta e o acesso à EaD nas universidades vêm crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, o exemplo disso é o aumento quantitativo de ingressos de estudantes nos cursos ofertados na modalidade à distância, devido às transformações próprias da cultura digital. Nesse cenário, o Letramento Digital surge como um novo conceito de aprender e compreender os novos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), que agora utilizam de maneira crescente os computadores, a internet, os textos digitais e diversas formas de interagir por meio das interfaces de redes. Nesta pesquisa, o objetivo consiste em analisar as práticas de letramento digital promovidas no percurso de formação de professores, egressos do curso de Letras, ofertado na modalidade EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada em Juara, na região noroeste do estado de Mato Grosso, pertencente ao espaço da Amazônia Legal brasileira. Assim, este estudo filia-se aos princípios do método de pesquisa qualitativa, caracterizado pelo interesse em compreender o processo e as práticas de letramento digital na formação de professores da área de Letras. Portanto, abrange um conjunto de técnicas e procedimentos como a pesquisa bibliográfica e entrevistas. Nesse sentido, trilhou pelo eixo compreensivo-descritivo, que tem o ambiente natural como fonte direta dos dados, constituindo na interpretação dos resultados expressos em fragmentos de entrevistas, entre outros. Os resultados da pesquisa sinalizam que o percurso formativo privilegiou práticas de letramento digital em diversas situações de formação, visto que atendia as necessidades inerentes à formação, mas com referência ao contexto atual da educação do país, os dados demonstram a necessidade de maior ênfase em ações que possibilitassem aos professores melhor compreensão do Letramento Digital, dadas às atuais demandas da sociedade contemporânea.