PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS
Multiletramentos. Língua Inglesa. Língua Inglesa para Crianças. Ensino Fundamental I
Na pesquisa ora apresentada são investigadas as práticas de letramentos proporcionadas por atividades de língua inglesa para crianças em contexto escolar. Tem como objetivo analisar se o ensino-aprendizagem dessa língua, à luz das práticas dos multiletramentos as quais podem contribuir para a formação cidadã e crítico-reflexiva dos alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Sinop, estado de Mato Grosso. A base teórica está pautada em autores que abordam sobre o tema, como, Freire (1982; 1989), Kleiman (2005; 2007), Monte Mór (2014; 2017; 2018), Rojo (2009; 2019) e, Soares (1998; 2003; 2004; 2015; 2018), para citar alguns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva (BAUER; GASKELL, 2002), (BODGAN; BIKLEN, 1982), pautada nos princípios da pesquisa-ação (GIL, 2002; 2008). Os instrumentos de geração de dados consistem em um conjunto de materiais didáticos utilizados nas aulas, observações, gravações em áudio, diário de campo da professora-pesquisadora, avaliações prévias e finais ao desenvolvimento da proposta de ensino. Para análise dos dados, buscou-se a presença de informações que favorecessem a discussão acerca de práticas que correlacionassem o conteúdo estudado em sala com o contexto social dos alunos. A ordem do conteúdo desenvolvido em sala deu-se conforme a dúvida dos alunos, assim o material era produzido de acordo com as ponderações e indagações que surgiam a cada aula. De acordo com a análise prévia dos dados analisados o material produzido e desenvolvido pela professora-pesquisadora proporcionou identificar nos alunos a presença de pensamento crítico-reflexivo durante as discussões levantadas em sala nas aulas de língua inglesa, no decorrer do desenvolvimento das atividades proporcionadas pelo filme O Galinho Chicken Little como eixo central e outras atividades. Os resultados evidenciaram não apenas os letramentos que os alunos apresentaram nos debates, como também a correlação entre o material didático e o cotidiano. Dessa forma, a presente pesquisa, sugere o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem de língua inglesa para crianças que considerem os multiletramentos dos alunos quer seja construído no contexto social ou no ambiente escolar para que nas aulas, os conteúdos de língua inglesa possam ter mais significado e instiguem os alunos a relacionar ativamente o conhecimento escolar com a sua vida.