A HISTÓRIA DO PROFESSOR DE LETRAS DURANTE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COLÍDER ENTRE 1975 E 2010
Letras. Análise de Discurso. Escolarização de Colíder. Professor de Letras. Escolas da Rede Pública Estadual.
Nesta pesquisa de dissertação investigou-se os efeitos de sentido de ser Professor de Letras no município de Colíder entre 1975 e 2010, o ano de 1975 corresponde à abertura da primeira escola pública estadual do município e ao ano de 2010 corresponde à abertura da última escola pública da rede estadual fundada. Embasada no referencial teórico da Análise de Discurso de linha francesa que tem como principais autores no Brasil Michel Pêcheux e Eni Orlandi, o objetivo do trabalho foi investigar a constituição do processo de escolarização da cidade de Colíder com enfoque na construção do sujeito Professor de Letras por meio dos conceitos teórico- metodológicos da Análise de Discurso, a fim de compreender o percurso e o papel deste sujeito dentro do desenvolvimento colonizatório da cidade em questão. Considerando que os sentidos não são fechados, buscou-se compreender a constituição da memória discursiva pedagógica referente à posição de Professor de Letras. Sendo esta uma pesquisa qualitativa de âmbito social, o método empregado para a coleta de dados foi entrevistas individuais narrativas, semiestruturadas, orais e transcritas em que se escolheu vinte e cinco sujeitos Professores de Letras do Município de Colíder que trabalharam em alguma da dez instituições de ensino da rede pública estadual entre 1975 e 2010. Para além das entrevistadas constitui-se um arquivo com documentos, fotografias e recortes de jornais virtuais da época. Cada docente teceu considerações sobre o seu percurso histórico enquanto sujeito Professor de Letras dentro da cidade de Colíder. No âmbito das ciências sociais e da pesquisa qualitativa, o trabalho com entrevista é um recurso metodológico bastante empregado, uma vez que evidencia a materialidade histórica, a língua e o sujeito, pois a história é contada a partir da percepção do próprio agente. Posteriormente, às entrevistas realizou-se os recortes nas vinte e cinco entrevistas para a constituição do corpus. Ao analisar o discurso dos Professores de Letras entrevistados, evidenciando as noções de condições de produção, sentido, memória e posição sujeito constatou-se que os efeitos de sentidos mostrados, a partir das 25 entrevistas realizadas, irromperam em 21 Posições Sujeito distintas. Com destaque para a Posição Sujeito Professor Colonizador em que 16 sujeitos professores diferentes nela se inscreveram. Isso reforça os sentidos estabilizados sobre o processo de povoamento e ocupação que ecoava principalmente nas décadas de 70 e 80 no Norte do Estado de Mato Grosso. Outro ponto de relevância é o fato de a maioria dos Sujeitos Professores de Letras se situarem em uma fronteira discursiva deslizando seus sentidos de acordo com as Condições de Produção, constituindo-se, dessa forma, por meio da movência discursiva.