AVALIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: proposta colaborativa na formação docente
Linguística Aplicada. Avaliação. Língua Inglesa. Formação Continuada. Instrumentos avaliativos.
A presente pesquisa vincula-se à Linguística Aplicada e teve por objetivo investigar como docentes de língua inglesa para crianças (LIC) da rede municipal de Sorriso/MT e participantes do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (CEMFOR) compreendem o processo avaliativo em suas aulas e utilizam os momentos de formação para discutir sobre avaliação. Além disso, por meio de proposta interventiva, tivemos o intuito de construir um processo de formação continuada (FC) colaborativa que culminou em instrumentos educacionais avaliativos com propósito de auxiliar durante o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da língua inglesa em sala de aula. Dessa forma, buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: 1) Quais percepções um grupo de professores de LIC de uma rede municipal de ensino em MT possui acerca do tema “avaliação no ensino e aprendizagem”? 2) Como um Curso de FC pode contribuir na elaboração de um instrumento educacional voltado para a avaliação de LIC? Quanto ao aporte metodológico, o estudo se caracteriza pelo prisma qualitativo-interpretativista, com ação interventiva, e utilizou diferentes instrumentos para geração e captação de dados, tais como: entrevistas, questionário, avaliações rápidas de evidências, gravações em áudio/vídeo e diário de campo. Os resultados apontam que os docentes compreendem a avaliação como um processo e não como resultado final de suas aulas, mas têm dificuldades em elaborar e organizar critérios linguísticos sólidos e objetivos claros com relação ao processo de ensino e aprendizagem da língua para avaliar seus alunos. No que diz respeito a construção dos instrumentos avaliativos, percebemos como importantes para implementar o processo avaliativo e diminuir a subjetividade, já que a construção de duas ferramentas educacionais de cunho avaliativo (uma grade de critérios e uma rubrica) puderam contribuir garantindo maior confiabilidade e validade ao processo de avaliação. O curso de formação continuada específico para a área de avaliação no ensino e aprendizagem de LIC mostrou evidências de que o professor precisa ter conhecimento teórico-prático sobre a avaliação, tanto nos momentos de formação inicial, quanto após deixar a academia para atuar nas escolas. Consideramos que os objetivos propostos foram atingidos de forma satisfatória pois conseguimos identificar as concepções dos docentes participantes com relação a avaliação no ensino de LIC, promover discussões e reflexões com intuito de adaptar e melhorar as práticas avaliativas, além de contribuir com ferramentas de auxílio para serem usadas no dia a dia dos professores.