Banca de QUALIFICAÇÃO: Tatiana Petri Lopes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tatiana Petri Lopes
DATA : 09/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS VOZES DE PROFESSORES DE LINGUAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem. EJA. Narrativas Docentes.  Letramento Digital Crítico. 


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Este estudo qualitativo, sob o enfoque da pesquisa narrativa, inscreve-se nos preceitos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), tem por objetivo  analisar, mediante narrativas orais de professores de Linguagem, se as práticas de linguagem aliadas ao uso das Tecnologias Digitais de  Informação e Comunicação (TDIC) nos processos formativos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) baseiam-se nos princípios do Letramento Digital Crítico e como a formação crítica se manifesta nas vozes dos  docentes. Os dados da pesquisa são oriundos de seis entrevistas narrativas realizadas, remotamente, por meio da Plataforma Google Meet e também presencialmente com professores de Linguagem, que atuam na EJA de uma Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (EEdieb). No aporte teórico contextualizou-se o(s) Letramento(s), os Novos Letramentos e os Multiletramentos, a fim de relacioná-los entre si e com o conceito de crítico(a) - tecido a partir da epistemologia do termo crítico, das concepções de autores que estudam a LAC, das obras de Paulo Freire e dos orientativos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018).  Com referência ao Letramento Digital Crítico, o desafio foi conceituá-lo a partir de uma relação epistemológica e dialógica para oportunizar reflexões nas análises e interpretações das narrativas orais dos docentes. Essas vozes ecoaram no sentido de se identificarem como escolhidos pela profissão ao atenderam ao chamado para o ensino, por isso se sentem satisfeitos na EJA por entenderem o papel social que exercem, quanto as práticas de linguagem, há ações ligadas ao uso das TDIC, embora limitadas da efetiva naturalização do Letramento Digital Crítico em face das dificuldades do acesso e do uso das tecnologias na educação, assim como da situação sócio-histórica dos estudantes e dos professores.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Interno - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Externo ao Programa - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo à Instituição - KLEBER APARECIDO DA SILVA - UnB
Externo à Instituição - SOLANGE DE CARVALHO FORTILLI - UFMS
Notícia cadastrada em: 11/05/2021 15:59
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