LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE TEMÁTICA AFRICANA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP E OS PROGRAMAS DE LIVRO LITERÁRIO
Literatura; educação, africana
Este trabalho objetiva reconhecer e analisar como vem sendo trabalhada a literatura infantil e juvenil afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Sinop, a fim de que seja possível concluir e propor práticas metodológicas de letramento literário que priorizem a importância dessa literatura para a formação literária do aluno. Também almeja-se descobrir as deficiências de compreensão da literatura infantil e juvenil afro-brasileira, pois as mesmas podem trazer formas positivas para que a criança tenha contato com a diversidade dessa produção, bem com os novos modelos identitários, por meio de questionários com professores do Ensino Fundamental I. Por ser pouco pesquisada, foi necessário propor o estudo das literaturas infantil e juvenil afro-brasileiras, nas escolas municipais de Sinop, tendo como parâmetro questões: como os professores apresentam os livros, se conhecem esta literatura, de que forma é apresentada aos alunos e como a realidade social se mostra nestas salas de aula. A necessidade de conhecer como é feito o trabalho dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, quando se trata da literatura infantil e juvenil, sob o viés afro-brasileiro, pode trazer uma compreensão das deficiências que dificultam o ensino dessa literatura, sendo uma forma de colaborar com o ensino.