ESTUDO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Universidade. Língua Brasileira de Sinais. Análise de Discurso
O presente estudo analisa como se deu o processo de implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Sinop. O objetivo da investigação foi conhecer o processo de implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto disciplina no currículo das licenciaturas nesta instituição de educação superior, identificando os discursos nos quais se amparam as disputas acerca dos direitos dos surdos, os atores sócio-políticos e suas capacidades de exercer poder na defesa de interesses e na definição de sentidos no espaço da Universidade. O estudo se pautou nas seguintes questões de pesquisa: como se deu o processo de implantação da Libras como disciplina curricular obrigatória na Universidade Federal de Mato Grosso? Quais foram os atores envolvidos nesse processo? Em que medida o contexto institucional condicionou o formato da disciplina oferecida naquela Universidade? Em termos metodológicos a abordagem do problema de pesquisa se faz a partir da Análise de Discurso pois esta permite perceber os efeitos discursivos no conjunto de textos que guiaram a implantação da Libras. Tal escolha teórica se justifica porque é capaz de revelar relações de poder internas e externas à instituição responsáveis por avanços e limitações na efetivação de direitos de minorias sociais, como é o caso das pessoas surdas. Neste sentido, contribuem os estudos de Eni Orlandi e de Michel Foucault ao oferecerem conceitos e ideias acerca de discurso, das condições de produção, dos controles sobre o sujeito, da formação discursiva e das relações de força e poder. A metodologia se deu a partir do estudo de caso, em que diversas técnicas de coleta e análise de dados foram empregadas, com destaque para a revisão da literatura, a análise das legislações, o estudo de documentos internos e oficiais da universidade e a realização de entrevistas semiestruturadas. Até o momento os dados coletados e analisados demonstram que o processo de implantação da disciplina de Libras ocorreu a partir de dois processos complementares: externamente, ocorreu por meio de legislações federais e internacionais instituindo a obrigatoriedade da implantação da disciplina nos currículos acadêmicos; internamente, a demanda por parte de docentes que identificaram que a implantação da disciplina de Libras poderia ocorrer por meio de projeto de extensão universitária e de projeto de pesquisa. Esses processos apresentam aproximações e distanciamentos em termos de sentidos atribuídos à Libras e ao espaço que a disciplina deve ocupar na formação dos alunos na educação superior. Deste modo, as análises das disputas de sentidos revelam embates em termos institucionais, embates entre atores político-sociais e relações de poder em meio às quais a questão da Libras está colocada.