DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO EM MULTILETRAMENTOS AOS SIGNIFICADOS MOBILIZADOS NAS PRÁTICAS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Formação de Professores. PROFLETRAS. Ensino de Língua Portuguesa. Teoria e Prática. Ensino e Pesquisa. Práticas Multiletradas.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as trajetórias de formação em Multiletramentos se manifestam nas narrativas orais e nas práticas docentes das professoras de Língua Portuguesa egressas do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop. O estudo referenciou-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa-interpretativista, com ênfase nas entrevistas narrativas e na pesquisa documental. A formulação do corpus de análise compõe-se de excertos de narrativas orais das egressas, como também, de fragmentos de práticas multiletradas informadas em seus Trabalhos de Conclusão Final. A construção do aporte teórico-metodológico sobre o ensino da leitura e da escrita na perspectiva dos letramentos e multiletramentos – conceitos-chave desta pesquisa – referencia-se nos estudos de Rojo (2012, 2015), Takaki e Maciel (2017) Celso Antunes (2018), Irandé Antunes (2009), Possenti (2002), Bortoni-Ricardo (2008). Os dados qualitativos apontam que: a) um dos grandes desafios na contemporaneidade se apresenta na perspectiva de como projetar a formação continuada frente as novas demandas sociais; b) o PROFLETRAS cumpre com as metas estabelecidas nas diretrizes preconizadas pelo Programa no ato de sua criação, no que se refere, principalmente, na melhoria e inovação das práticas de ensino de Língua Portuguesa; c) há um reconhecimento por parte das egressas entrevistadas, de que as reflexões acerca da prática docente proporcionam o aprimoramento da atuação em sala de aula resultando um impacto positivo no processo educativo dos estudantes; d) a teoria da Pedagogia dos Multiletramentos foi amplamente priorizada durante a formação das docentes egressas do PROFLETRAS, o que possibilitou a construção colaborativa de um repertório de conhecimentos mobilizador da articulação entre teoria e prática, ensino e pesquisa, como também, práticas legítimas, em sala de aula, de construção de sentidos ao ensino de Língua Portuguesa nas escolas de Educação Básica.