Narrativas de professores de Língua Portuguesa: As emoções na experiência de atuar na Educação do Campo
Emoções docentes; Biologia do Conhecer; Ensino de Língua Portuguesa; Pesquisa Narrativa; Educação do Campo.
As emoções docentes se tornaram temas recorrentes de pesquisas em Linguística Aplicada. Tais pesquisas abordam diferentes aspectos do pensar e do refletir dos professores de línguas. Esta pesquisa investigou as emoções – sob a abordagem teórica da Biologia do Conhecer –, de quatro professores de Língua Portuguesa atuantes na Educação do Campo na região norte de Mato Grosso. O objetivo foi analisar as emoções docentes na experiência de ensino de Língua Portuguesa, de forma a ser possível identificá-las, compreendê-las e nomeá-las. O capítulo teórico foi organizado de acordo com os seguintes tópicos: emoções em uma perspectiva geral, o estudo das emoções na Linguística Aplicada, as emoções e a Biologia do Conhecer, as emoções e o ensino de línguas, e a Educação do Campo. Dessa forma, diferentes autores compõem a seção teórica, como: Lutz (2007); Han, Jin e Yin (2023); Schutz et al., (2006); Aragão (2007;2024); Barcelos (2013, 2022); Seligman (2002); Pavlenko (2010); Ahmed (2004); Maturana (1995, 2002); Souza (2014); Ribeiro e Coscarelli (2023); Mendes (2018); Ferreira e Porto (2021); Castro e Paula (2022); Clandinin e Connelly (2015); Brandão (2017, 2023); Rose (2016); Bolívar, Domingo e Fernández (2001); Guazi (2021); Kvalê e Brinkmann (2009); e Lieblich et al., (1998). O percurso metodológico adotado foi o da pesquisa narrativa visual, articulando instrumentos de coleta de dados, como desenho, trajetória docente escrita e entrevista semiestruturada gravada. Os resultados da pesquisa apontaram que as emoções estão presentes nas experiências de ensino de Língua Portuguesa no campo. Podem ser nomeadas como alegria, euforia, felicidade, satisfação, esperança, frustração, etc. As emoções perpassam as experiências docentes e se manifestam na construção das narrativas dos participantes, servindo como dispositivos de memória, reflexão e significação, e articulando aspectos identitários e sociais dos professores. A pesquisa apontou, ainda, que as emoções de professores de Língua Portuguesa, abordadas pela Biologia do Conhecer, representam uma área em expansão, marcada por poucas pesquisas em nível Stricto Sensu. Esta pesquisa contribui para a compreensão da dimensão emocional do trabalho docente em contextos específicos, destacando sua relevância para aprofundar reflexões sobre aspectos que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas.