Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILDA VAZ DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILDA VAZ DE SOUZA
DATA : 23/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/njm-ogrh-hwc
TÍTULO:

IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS EM SANTA CARMEM, MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Aplicada; identidade; identidade docente; professores de língua inglesa; narrativas orais.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Na pesquisa aqui apresentada, objetivou-se analisar, por meio de narrativas orais, como ocorreu o processo de construção identitária de professores de Língua Inglesa (LI) que desempenharam ou desempenham um papel importante na história do ensino-aprendizagem do um município de Santa Carmem, localizado na Região Norte do Estado de Mato Grosso. Os participantes da pesquisa são professores que lecionam ou lecionaram a disciplina de LI e que fazem ou fizeram parte do corpo docente de duas instituições de ensino: uma municipal e outra estadual. A primeira abrange todo o ensino fundamental I e II e, a segunda, o ensino médio. Os professores envolvidos possuem formações diversas, incluindo graduados, pós-graduados, aposentados e graduados em áreas diferentes, mas que lecionam ou atuaram no ensino de LI para suprir a carência de profissionais na área ou para completar sua carga horária. Para alcançar os objetivos delineados para a investigação, o referencial teórico fundamenta-se em estudos sobre identidade, como propostos por Hall (2000, 2006), Silva (2000) e Nóvoa (1997, 2003, 2007). No que se refere à identidade docente, foram essenciais as reflexões de Romero (2010), Marcelo (2009), Pimenta (2000) e Santos (2015). A formação inicial e continuada é abordada a partir das perspectivas de Imbernón (2001, 2011), Perrenoud (2002), Tardif (2014) e Pimenta (2005, 2012). Além disso, o estudo dialoga com teóricos como Dubar (2005), que discute a construção identitária como um processo contínuo e influenciado por contextos sociais e profissionais e Gatti (2010), que enfatiza a importância da formação docente para a construção de uma identidade profissional sólida. A metodologia adotada é qualitativo-interpretativista, seguindo as orientações de Bauer e Gaskell (2002, 2014) e Denzin e Lincoln (2006, 2011).  Narrativas orais foram utilizadas como principal instrumento de geração de dados, alinhando-se às propostas de Barcelos (2008, 2020), sob modalidade de uma pesquisa com narrativa e Paiva (2019). A abordagem teórico-metodológica ancora-se nos princípios da Linguística Aplicada, com base nas contribuições de Moita Lopes (2006, 2013) e Rajagopalan (2003). Os resultados indicam que a construção da identidade docente está intrinsecamente ligada às experiências vivenciadas pelos professores, tanto em sua trajetória pessoal quanto profissional. A formação inicial e continuada, embora diversificada e muitas vezes fragmentada, desempenha um papel significativo nesse processo, influenciando a maneira como os professores se percebem e são percebidos em sua prática pedagógica. Portanto, a identidade docente é um fenômeno dinâmico e multifacetado, influenciada por contextos históricos, sociais e institucionais, bem como pelas interações e reflexões que os professores realizam ao longo de sua carreira.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82304001 - JESUINO ARVELINO PINTO
Interna - 52936012 - JULIANA FREITAG SCHWEIKART
Interna - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Externa ao Programa - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 10:24
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