Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Cecilia Niedo Zubler

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Cecilia Niedo Zubler
DATA : 09/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual:https://meet.google.com/rxn-krbh-ikf
TÍTULO:

Autismo: Uma leitura discursiva da Lei Berenice Pina -12764 e dos casos (pré)diagnosticados no Centro Especializado em Reabilitação de Sinop MT


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista. Lei Berenice Piana. Acontecimento histórico. Efeitos de sentidos.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Com o avanço das tecnologias de comunicação, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem ganhando cada vez mais visibilidade na sociedade brasileira contemporânea e, consequentemente, a procura por diagnóstico e/ou tratamento especializado vem aumentando consideravelmente nos centros de reabilitação do/no Brasil. Em Sinop, interior de Mato Grosso, essa realidade não é diferente. Como fonoaudióloga no Centro Especializado em Reabilitação (CER) da rede municipal, desde o ano 2011, venho acompanhando a crescente demanda por atendimento especializado, por parte de pais e/ou responsáveis de crianças pré-diagnosticadas com TEA. Nos últimos 12 anos, o crescente número de casos é bastante significativo, demonstrando uma mudança comportamental na busca de atendimento especializado na sociedade brasileira. Acreditamos que, em boa medida, essa mudança é decorrente da homologação da Lei Berenice Piana – 12.764, de 2012, que propõe a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dada a relevância social desta Lei interessamo-nos por estudá-la, buscando compreendê-la enquanto um acontecimento histórico e discursivo que, por sua vez, recupera e faz ressoar discursos “outros”. Em boa medida, tais discursos podem ser observados no aumento significativo de números de casos.  Não se trata apenas de uma leitura interpretativa e/ou de demonstrar este aumento, mas de descrever/analisar seus efeitos discursivos, considerando-o como resultante de discursos ressoantes da referida Lei. Como referencial, mobilizamos a Análise do Discurso de orientação francesa. Especialmente, trabalhamos com os conceitos de pré-construído, interdiscurso, memória e acontecimento discursivo.  O aparato teórico-metodológico é operacional à análise. Permite, por um lado, descrever/analisar o corpus e, por outro, compreendê-lo como resultante e, ao mesmo tempo, propulsor de discursos que moldam/ressignificam os dizeres sobre o TEA.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 99978005 - MARILENA INACIO DE SOUZA
Interna - 132233001 - VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA
Externa ao Programa - 82270001 - CASSIA REGINA TOMANIN
Notícia cadastrada em: 30/05/2025 15:59
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