TRANSLINGUAGEM NA INFÂNCIA: Como Crianças constroem repertórios e significados em um ambiente educacional bilíngue
Linguística Aplicada. Bilinguismo. Translinguagem. Educação infantil. Qualitativa. Repertório linguístico
No contexto atual, diante das transformações da sociedade globalizada, aprender uma segunda língua (L2) se tornou uma preocupação educacional. A educação bilíngue tem crescido como um diferencial no currículo para suprir essa preocupação, sendo ofertada desde da educação infantil até os anos finais da educação básica. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a translinguagem se manifesta no contexto da educação infantil bilíngue, analisando de que forma as crianças aprendem e utilizam seus repertórios linguísticos para interagir, construir significados e desenvolver sua comunicação. Esse estudo, sob o prisma da abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola de educação bilíngue da rede privada de ensino no município de Sinop-MT. Para a coleta de dados foram realizadas gravações de áudios das falas de crianças matriculadas no jardim 3 nesse ambiente escolar bilíngue, além disso, através das notas de campo realizados pela pesquisadora procuramos trazer aspectos extralinguísticos que pudessem colaborar com a compreensão do contexto das falas e rotina da turma. Para tanto, utilizamos para o referencial teórico autores como Busch (2012), García e Woodley (2015), Wei Liu e Welp (2020), García (2022), Krause-Lemke (2020)entre outros pesquisadores para o embasamento teórico do estudo. Considerando as análises dos dados coletados, foi possível verificar que o ambiente imersivo bilíngue colabora para o desenvolvimento da translinguagem na infância, pois as crianças fazem uso das línguas em seu repertório de forma a construir significados, aprender e se desenvolver acadêmica e socialmente. Apesar de, o ambiente bilíngue investigado apresentar constructos monolíngues, onde apenas a segunda língua é utilizada pelas professoras, as crianças transformam o cenário mono para translinguístico com criatividade fazendo uso das línguas de forma dinâmica e cada vez mais autônoma. Para a construção dos repertórios e compreensão das instruções, observou-se que o estudo temático e práticas scaffolding colaboram para esse desenvolvimento.