Conhecendo e compreendendo as práticas de leitura de jovens do Ensino Médio: Uma pesquisa narrativa
Práticas de leitura; Identidade leitora; Tecnologias digitais; Alunos do Ensino Médio.
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Os avanços tecnológicos veem modificando significativamente muitas práticas rotineiras. A leitura é uma delas. Atualmente, para além da leitura em material físico, também passamos a realizá-la em ambientes e plataformas digitais. Para tanto, conhecer e compreender como os jovens veem realizando essa prática é muito importante, uma vez que o desenvolvimento das habilidades de leitura é fundamental na formação social e cognitiva do ser humano. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar as práticas de leitura de jovens do 3º ano do Ensino Médio, buscando, assim, conhecer e compreender suas experiências leitoras. Especificamente, busco identificar, por meio da análise das narrativas desses jovens, os suportes, as plataformas e ambientes digitais utilizados em suas práticas de leitura. Busco também compreender os efeitos do uso das tecnologias digitais na constituição de suas identidades leitoras e as implicações da cultura digital e da inteligência artificial em suas experiências de leitura. No embasamento teórico, valho-me de considerações sobre práticas de leitura na contemporaneidade e as influências das tecnologias digitais nesse processo (Rojo, 2009; Ribeiro, 2021; Santaella, 2013). Em termos metodológicos, este estudo se fundamenta nos pressupostos da pesquisa qualitativa, sob o enfoque da pesquisa com narrativas (Barcelos, 2020). O instrumento de coleta de dados privilegiado neste estudo é a entrevista semiestruturada. As narrativas foram coletadas por meio de gravação de áudio e sua análise se dá conforme a abordagem holística com foco no conteúdo aliada à análise temática, proposta por Jovchelovitch e Bauer (2002). Espera-se com este estudo obter uma compreensão das experiências leitoras dos jovens inseridos no ensino público de Sinop-MT, bem como entender como eles se utilizam das tecnologias digitais nesse processo.